quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano Novo

"Sem regras, sem limites
Dedos livres...
Escreva o que disse
O que visse
O que existe...
No português simples
Mas que edifique
Sem parto, sem fim, sem indique" (Nayelen)



Ano Novo... Mais um ano acabou, outro se iniciou, festa no céu colorido e sonoro, novamente estou aqui, me perguntando a mesma coisa que me perguntei no Natal. Por que as pessoas comemoram? Chega a ser lindo, um abraço forte desejando um feliz Ano Novo. Em outros países como no Japão e na Nova Zelândia faz um tempão que o ano se findou. Mesmo assim não consigo entender. Ah sim! Claro que concordo que cada novo ano que Deus nos dá, é uma dadíva, e uma nova oportunidade, cheia de oportunidadezinhas dentro. Há planos bons para esse novo ano, sonhos que desejam ser realizados, a expectativa aumenta, a esperança, a força de vontade, a objetividade. É bom caminhar com foco, com objetivo, com direção. É época repleta de "bons sentimentos".
Mas...
Mas quais são os planos pra esse novo ano? Melhorar a educação das escolas? Dar mais oportunidade para pessoas recomeçarem a vida? Formar pessoas capacitadas para a área de trabalho? Melhor atendimento nos hospitais? Menos Adulação... e mais chacalhão para ACORDAR as pessoas que dormem, porque sabem que receberão um bolsa família ou que podem sair pedindo que sempre terá alguém para dar, ou que sabem que basta colocar o filho pra pedir, ou roubar? Menos discursos bonitos dizendo que podemos reverter o AQUECIMENTO GLOBAL e mais ação quando tudo o que está acontecendo na verdade foi causado pelo homem e continua sendo? Mais AÇÃO...menos falação.. Menos egoísmo? Mais respeito com o colega do ônibus, do trânsito, da fila? Mais mães de verdade, pais de verdade comprometidos em dar amor e educação aos seus filhos? E por consequência mais filhos que respeitam os pais e por consequência melhores pessoas na sociedade? Menos jovenzinhas grávidas? Menos drogas? Menos violência?
Não estou comemorando, posso comemorar não só hoje, mas todos os dias, pela minha vida, pela família maravilhosa que Deus me deu, pelos amigos que estão ao meu lado em momentos difíceis e que mesmo longe consegue se fazerem presentes, posso agradecer pelas lutas que me fazem mais forte, e que me permitem sentir o gosto da vitória, pela tristeza que me faz dar valor a alegria, pelos obstáculos que existem para que eu os vença, pelo aprendizado, diário, com as outras pessoas, com os outros erros, com quem sabe mais do que eu, com os mais experientes, mil motivos para agradecer, encontradas todos os dias, em coisas simples e nas grandes também, mas nesta virada de ano, meus olhos estão abertos demais para que eu consiga sorrir.
Os anos estão cada vez mais curtos, voam rápido demais, e nada muda e nada é igual, as mesmas coisas acontecem mais de formas diferentes, e a história se repete e como diria Lulu Santos: "Assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade", sendo a Formiga um dos insetos mais interessantes, por não ser preguiçoso, mesmo sendo um inseto pequeno, que tem passos curtos, eles diferente da gente me parecem caminhar com vontade, sabem pra onde vão. Mas e nós? Podemos dizer o mesmo? Você sabe pra onde você vai?
Não me conformo com o mundo em que vivo... Mas não é por causa da minha "revolta" com o mundo, que não quero deixar uma mensagem de ANO NOVO.
Neste momento, meu pensamento é: É apenas mais um ano, igual aos outros, com tendência a piorar, mas com possibilidade de coisas boas, a virada do ano, não faz diferença, o que faz diferença somos nós, como nos comprometemos, o que sentimos, o que queremos ser. Quer mudar o mundo? Comece por você! "Mude o mundo mudando primeiro a você". E se for assim, se todos pensarem assim, o mundo poderá ser um lugar melhor para mim, para você e para milhares de pessoas habitarem, inclusive os filhos e netos e bisnetos que virão. Desejo mais Amor, menos egoísmo.

Feliz Ano Novo! Embora eu sou da opinião de que a felicidade está no dia e não no ano. Todos os dias temos oportunidade de ser feliz, talvez a felicidade não seja apenas um momento, mas talvez seja uma coleção de momentos, que se tornam especiais porque sempre parecem serem únicos. Aproveitem! Vivam um dia de cada vez.
Muita saúde, paz e foco.

Um comentário:

Nathi disse...

Ná.
Nossa!

Desejo mais Esperança pra ti, porque não é mais um ano como os outros...é único, cada hora é única, cada momento não volta, isso me dá uma algria sem tamanho e espero que consiga comemorar o novo dia de hoje!

Beijo