quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aprendi que...

Aprendi que...

Eu sei que essa frase, remete aquela maravilhosa poesia que fala, com o tempo você aprende que... Mas aprendi que, eu tenho essa liberdade de escrever coisas sob a minha otíca. Então lá vai:


Eu aprendi que... crescer é mais do que ficar maior ou menor. Crescer tem a ver com escolhas, com decisões, certas ou não. Crescer tem a ver com aprender, e muito a ver com viver.

Eu aprendi que... As vezes você diz coisas de coração, sem pensar, para pessoas que precisam ouvir. E sua mensagem cai como uma luva na hora certa.

Eu aprendi que... Você tem o direito de discordar de outras opiniões, mas você não deve nunca perder a linha e o respeito por outrem. Minha liberdade termina quando a do outro começa.

Eu aprendi que... quando olhar para o passado, olhará sempre com um sorriso no rosto, com gosto de uma lembrança boa, porque sempre dizemos que o passado era o melhor lugar pra se estar, mas não era, apenas lembramos da parte boa do passado, mas o melhor lugar para se estar, é o presente. E aprender olhar pro presente com a mesma ternura que olhar pro passado, é valorizar o hoje, antes que ele se torne ontem.

Eu aprendi que... é importante ouvir, mesmo que você não goste do que escuta. E é importante também ouvir o que se diz, pra se ter certeza que não está dizendo nenhuma bobagem.

Eu aprendi que...perdoar é difícil, mas que quando não perdoamos, e perdoar não significa apenas dizer que perdoa, mas viver o perdão, quando não fazemos isso, matamos alguém. Porque existem várias formas de matar.

Eu aprendi que... que as vezes os nossos medos nos assustam, mas que tudo que existe dentro ou fora de nós, só tem o tamanho e a força que nós damos a eles ou que permitimos que eles tenham.

Eu aprendi que... aquela palavra dura, sincera e verdadeira, quase sempre vem de pessoas que se importam com você, e que torcem para que você cresça.

Eu aprendi que... existem pessoas especiais pra você, que não sabem disso e que existem outras pessoas que sempre serão lembradas com muito respeito e ternura.

Eu aprendi que... estar perto de quem se gosta, de quem te faz bem e poder fazer bem na mesma medida para essas pessoas, é uma das coisas mais deliciosas da vida.

Eu aprendi que...os motivos errados que te levam e te mantém em algum lugar, são prejudiciais para você mesmo, pois não te permitem ser, viver, presenciar e abstrair o que tem de melhor ali, mas aprendi também que os motivos errados que te afastam de estar em lugar bom, pode também te abster de aprender mais, conhecer mais e vivenciar coisas que você nem imaginava.

Eu aprendi que...e lembro de ter lido num livro, que as vezes estamos tão longe, tão perdidos, que demoramos pra perceber que estamos muito longe do caminho certo e nos desviamos muito do nosso propósito.

Eu aprendi que... a gente aprende com os erros, com as pessoas, com professores, com crianças, com os amigos, com os pais, com a família, com os animais, com os livros, com a bíblia, com os escritos, com as atitudes, com tudo, basta que a gente olhe atentamente e estejamos prontos para escutar.

Por enquanto é isso!

3 comentários:

Johnny Nogueira dos Santos disse...

Tirando esse detalhe:

http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/tem-ver-ou-tem-haver.htm

Gostei muito do seu texto...

Depois dessa tô quase acreditando em maré espiritual!

Henrique Gois disse...

"E é importante também ouvir o que se diz, pra se ter certeza que não está dizendo nenhuma bobagem"

Eu gosto de dizer bobagens, vivo dizendo bobagens...kk

Gostei do texto, achei legal uma parte que vc diz que palavras duras muitas vezes vem de pessoas que se importam com você. Já conversamos sobre isso certa vez.
O que achei mais legal do seu texto vem dai, por que ele fala muito de "aprendizado" e para esse aprendizado é necessário saber ouvir, mesmo o que não gostamos, por que as vezes estamos tão presos em nossos mundinhos que um olhar de fora pode nos libertar.

Outra coisa que também acho interessante é que vc coloca "aprendizado" em tudo e eu também acho que se aprende com tudo. Creio que exista mais poesia em amigos falando bobagens num bar, nas crianças brincando, nos casai aos amassos, em coisas simples que fazem essa tão grandiosa VIDA,do que na maioria dos livros.

Parabéns

Bryan Miranda disse...

Gostei muito do textinho...rsrs