segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Nossas historias

... Hoje
Ao entrar em um ónibus não muito cheio, mas sem lugar pra sentar, fiquei na frente de um moço, que até olhava pra mim, mas não se manifestava.
Não sei o que passava na cabeça dele, se ficou constrangido a me oferecer ajuda, ou ficou assustado ao olhar pra minha cara.
A verdade é que quem já entrou no ónibus com mochila ou coisa pra carregar sabe bem que é uma situação difícil.
Você não se locomove direito e atrapalha as pessoas a se locomoverem.
Mas algum tempo depois entrou uma moça do meu lado, segurando sua mochila na mão... Eu compartilhando do mesmo sentimento, desejava que o moço oferecesse ajuda para a moça do meu lado, pois a achei com mais necessidade do que eu.
No ónibus também havia um rosto conhecido, uma mocinha que já foi minha amiga quando éramos crianças.
Dentro de um ónibus existe muitas pessoas. Quando penso em muitas pessoas... vou além, penso em muitas historias.
As vezes fico a imaginar as inúmeras historias que cada pessoa deve carregar consigo, algumas tristes outras mais alegres. A verdade é que por termos que conviver sempre uns com os outros nossas historias se entrelaçam. Mesmo que sem querer todos nós acabamos fazendo parte da mesma historia. A historia da vida...

Então: Eu com a mochila no ombro, a moça do lado com a mochila na mão, o moço sentado, a amiga de infância do outro lado e o Cobrador.

Em um momento todas as historias vão se unir em uma só.
Vejam bem:
De repente a moça do meu lado muda de lugar, em seguida surge um lugar pra eu sentar, eu espero pra ver se alguém vai sentar, mas acabo sentando, a moça que antes estava do meu lado, volta pra perto do lugar onde eu estou sentada, eu me ofereço pra segurar a mochila dela, ela aceita, surge mais lugar pra sentar, a moça agradece e senta em outro lugar. O moço da frente que ajuda nenhuma ofereceu começa a falar com o cobrador. O moço levanta, a amiga de infância senta em seu lugar. A amiga de infância que até então ainda não sabia que eu estava lá, estava passando mal, por isso o cobrador pediu pro moço ceder lugar. O moço ainda diz: "Eu pensei que ela estava passando mal desde quando chegou..." (Mas o lugar o bonitinho não ofereceu né?)
Eu fico preocupada com a amiga de infância e tento me comunicar, o senhor do meu lado fala pra eu perguntar se ela não quer ligar pra alguém, ela diz que não quer e que já está melhor. O senhor do lado dela começa a conversar com ela.
Chegamos no terminal, saímos e ofereço a minha companhia.

Viu como ficamos entrelaçados.
Uma coisa bonita do ser humano, apesar de estarmos muito mais próximos de sermos monstros, quando passamos, compartilhamos por uma situação em comum, somos guiados a uma proximidade, que nos deixa mais gentis, mais preocupados, atenciosos, sensíveis, mais companheiros, amigos, irmãos.

Aprendemos muitas coisas em momentos difíceis, uma das principais é nos unir.

O ser humano tem seus vários lados e suas varias mascaras.

Sempre mencionamos duas formas de conhecer as pessoas.

Uma delas que está ligada a esse texto é:
"Quer conhecer alguém? passe por um momento difícil junto com essa pessoa".

O outro mais cruel, porem real:

"Quer conhecer alguém? Dê um pouco de poder nas mãos dela, e verás".

Como eu disse, ser humano tem cada dia mais se parecido com um monstro do que com gente, mas ainda existe boa gente... E sem dúvida gera uma alegria e uma esperança ver que ainda resta um pouco de HUMANIDADE na gente, um pouco de Gentileza.



Relatos do dia de hoje, contado as pressas para enfim eu poder deitar a cabeça no travesseiro e sonhar.

Um comentário:

Nathi disse...

Caraca meooo!!!Arrasou!!!

eu já me peguei pensando muito nessa coisa de cada pessoa ter uma história e graças a Deus nossas histórias se cruzaram um dia!!

eu tinha me programado pra ler tudo da primeira página e depois comentar o melhor, mas vc é uma chata!! eu não consigo ler o q vc escreve e não comentar!!
Vc hein, que menina!!

^^