quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quando eu crescer...

Eu serei Grande.
Quando se é criança, existe sempre aquela hora que alguém vem com a bendita pergunta.
O que você vai ser quando você crescer?
Eu mesma já fiz essa pergunta para os meus pequenos.
E sendo criança, você se encanta e viaja no tempo pensando... "O que eu vou ser quando eu crescer?"
Médico, Bombeiro, Professora, Bailarina, Dentista, Veterinária, policial, Super-herói e por aí vai, inúmeras ideias que se passam na cabeça de uma pequenina cabeça. E tudo para os pequenos parece ser MUITO GRANDE.
E um belo dia você cresce, escolhe definitivamente sua profissão, sem tantas dúvidas como antes, ou as vezes com mais dúvidas ainda.
Escolher uma profissão para uma criança parece ser algo fascinante, de suma importância e facíl.
Mas quando sua visão muda e você não enxerga mais o mundo com os olhos de uma criança.
Aí você entende que não é tão facíl quanto parece, que ter uma profissão hoje em dia não é uma coisa tão simples. Tem que se pensar em tantas coisas, como: Eu quero trabalhar nisso a minha vida inteira? EU realmente gosto disso? Eu vou ganhar suficientemente bem pra me sustentar? Eu vou conseguir um trabalho, exercer minha profissão? É possível ter prazer no meu trabalho?Ou melhor ainda, é possível fazer o que eu gosto e ganhar bem por isso?

Entretanto, eu andei agora por um caminho que não queria andar, não era aí que eu queria chegar. A verdade é que é frustrante ligar a televisão e ouvir casos de péssimos profissionais, de varias áreas.
Chegando assim em uma pergunta muito mais fundamental do que todas essas dúvidas que temos.

Pra que vai servir o meu trabalho?
Somente pra ficar Rico? Somente pra eu ter uma profissão, ser alguém?
Pra quem eu trabalho? Pra quem eu vou trabalhar? E pra que?
É claro que o trabalho é uma coisa necessária e através dela você obtém seu sustento e deseja se sentir realizado. Não tem como fugir disso.
Porém acredito que mais importante e também pode ser um caminho de se sentir realizado. É amar o que você faz e ter compromisso real com a sua profissão.
Imagine um mundo que... (isso pode ser utopia). Em que todas as pessoas amam o que fazem e fazem com Amor. Um excelente médico que faz o seu trabalho para as pessoas que estão doentes, um excelente professor que se concentra na necessidade de seus alunos a aprenderem, um excelente Jornalista que se compromete em levar a Informação de forma clara e bem apurada para o Povo, sem preferências, desigualdade... mas com Lealdade.
Imagine se todos fossem assim, pensassem assim.Um otímo cabeleleiro, jardineiro, bombeiro, policial. Se o foco das pessoas estivesse realmente naquilo que elas escolheram pra trabalhar.
O livro que estou lendo me deixou fascinada com palavras de um jornalista, respondendo pra quem ele trabalha, ele disse que o chefe dele pode ser quem paga seu salário, mas ele trabalha pro povo, as pessoas que lê jornal, que vê televisão, que precisam de informação, é pra essas pessoas que ele trabalha.
Eu como uma suposta professora e quem sabe um futura jornalista, eu trabalho paras crianças que dou aula, elas são meu foco, são as necessidades delas que eu tenho que suprir, é com elas que tenho que me preocupar.
Infelizmente o trabalho, profissão perdeu o seu valor. Nem todos amam o que fazem e o fazem com amor. Se fosse assim o mundo seria perfeito, e ele não é perfeito, é um Caos.
Mas a sua escolha, a sua decisão, a sua forma de agir, a sua atitude faz toda diferença.
Comece a mudar o mundo, começando por você.

Boa Escolha de Profissão pra vocês!

2 comentários:

Gabi's disse...

Hum.

Complicado.

Eu tinha uma quantidade muito menor de dúvidas quando era pequena. Sempre soube que seria jornalista, que iria cobrir guerras.

Mas parece que, ao contrário do que você disse, as dúvidas só aumentaram no decorrer dos anos.

Hoje me vejo questionando coisas sobre a minha futura profissão que nunca passaram pela minha cabeça. Não coisas técnicas. Mas, por exemplo, 'Será que isso é o que realmente quero?'.

Saudade de olhar o mundo pelos olhos de uma criança.

...

=**

Nathi disse...

Semana passada um estalo tirou de vez a dúvida cruel do...
"o que eu vou ser qndo crescer?"
Mas, ao contrário do que eu pensava ao deixar essa dúvida de lado surgiram outras milhares delas e eu as vezes fico desanimada ou me sinto incapaz de realizar o futuro que escolhi pra mim!!

O pior é que não há um rascunho de futuro, a vida real é somente "ao vivo!!!"
Não temos direito de ver qual dos caminhos é o melhor, afinal "o caminho só existe depois de nele passar!"

^^