quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vamos cortar a árvore

Triste o que aconteceu na USP. =/


Mas isso é mais do que um reflexo da falta de segurança, vai muito além.


Vai na mesma direção da observação do Professor Carlos Dias ontem na sala de aula.


Enquanto as pessoas se preocuparem com a sua própria segurança e não com a segurança universal, haverá casos assim.


Enquanto as pessoas esperam que coisas ruins não aconteçam com elas, mas não se preocuparem com o outro e seguir como estilo da vida a linha da frase "antes ele do que eu", haverá casos como este.


Enquanto as pessoas se preocuparem com grades na janelas, câmeras de monitoramento e carros blindados e não colaborarem para diminuir esse índice de violência no mundo, haverá casos como estes.


Enquanto as pessoas pensarem VAMOS CORTAR A ÁRVORE, ao invés de tratar o mal pela raiz. Haverá casos como este... de um rapaz estudante, que foi assassinado por causa de um roubo besta, ou que seja, por causa de um ato violento, que atingiu a vida dele, mas também a sua e a minha.






No Jornal Hoje Evaristo Costa comenta com Sandra Annenberg a falta de monitoramento na entrada e saída das pessoas da USP e acrescenta que qualquer pessoa pode entrar e sair. Sandra Annenberg pontua: "E tem que ser assim".




Exatamente!!!

Queremos o direito de ir e vir, de andar pelas ruas de dia e de noite sem temer e sem ser considerado uma possível ameaça.

Vivemos apavorados, porque não sabemos da onde vem o perigo. Isso é triste! Proteção? Segurança?

"As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão..."♪ (Rapa)




2 comentários:

Henrique Gois disse...

Concordo!

Mas o que é triste é o fato de haverem pessoas fracas de espirito que não querem mudar nada, nem o mundo para melhor e nem a si mesmas.
Acho que cortar as arvores não é mesmo o caminho, por mais que hajam arvores que mereçam ser cortadas e isso vemos todos os dias, mas ha de se fazer alguma coisa, de o rádio e a televisão ao invés de passar horário morte se preocupar com o carater educadional que eles deveriam ter (já que a primerira rádio brasileira era educativa, como Roquette Pinto a fez).
Acho que todos nós podemos fazer alguma coisa para mudar isso, por que se roubam e por o dinheiro hj ter valor de felicidade, quem nunca ouvio que "dinheiro não traz felicidade, manda trazer".
Temos que dar valor a aspecto mais humanos e quem sabe assim nossos filhos possam ser seres homanos melhores que nós.

Johnny Nogueira dos Santos disse...

"Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo, eu vivo sem saber o calibre do perigo, eu não seeei da onde vem o tiro" Herbert Vianna

Acho que existem muitos aspectos nessa questão da violência que acabam a tornando complexa demais para de uma forma tão singela e superficial culparmos apenas um aspecto.

Uma pessoa mais politizada talvez culpasse o capitalismo, a busca pelo dinheiro como felicidade e pensamentos típicos do gênero.

Um biólogo, ou médico talvez culpasse o distúrbio do instinto de violência que pode fazer algumas pessoas espontaneamente reagirem à assaltos.

Um fanático religioso talvez culpasse a falta de Deus no coração das pessoas...

Um estudante de Rádio e TV, músico amador e poeta acredita que "está tudo escrito" (maktub) até a mais sutil folha que cai de uma árvore já estava prevista na "Lei Maior".

Que Deus o tenha e o ampare!

E que Deus ampare igualmente e na mesma intensidade a nós que aqui estamos, cheios de vontade de culpar e culpar e culpar...