quarta-feira, 23 de abril de 2014

Depois dos 20: Gostar apesar de...


Chegar na casa dos 20 e tantos, faz com que você pense sobre muitas coisas. Na maior parte do tempo pensar é um exercício que chega a doer, que desorganiza para reorganizar, que desequilibra para poder equilibrar. E para hoje o assunto da vez é "Gostar de alguém... se preocupar, querer o seu bem..."♪

Acredito que gostar de verdade de alguém é gostar apesar de... Esse discurso é velho, já o fiz antes. É legal olhar para si e perceber que algumas coisas mudaram, mas é bom também olhar para si e perceber que os "antigos" princípios continuam ali, vivo, continuam os mesmos, só que diferente, mais maduro, mais elaborado, mais aplicado, talvez.

Olhar para si e perceber que você mudou, que ganhou marcas que não tinha, mas que você ainda é você mesma, apesar de tudo que passou. Mas quem sou pra dizer o que é gostar de verdade de alguém? Que credibilidade eu tenho? Qual é a porcentagem de erro?

Se serve de defesa a meu favor, chegar ao ponto de escrever aqui é resultado de muita reflexão e acumulo de experiência, e se isto não for suficiente, tudo bem, somos seres pensantes, eu não estarei sempre certa.

Mas que seja, este blog ainda é meu, e esta liberdade ainda é minha. Portanto lá vamos nós, após esta imensa introdução, pois bem:

Gostar de alguém apesar de...significa que você vai se encantar por algumas pessoas nessa vida, algumas vão te tirar o ar, vão fazer seu coração acelerar, outras, no entanto, vão chegar tão manso, tão sorrateiramente, tão inesperadamente e você vai convidar pra ficar. Mas sinto em dizer que gostar de alguém não é suficiente para manter relacionamentos. Bem, na verdade é sempre um risco, não há muitas garantias além de sua disposição e do seu esforço. Sim, precisa disso.

Mas gostar apesar de... é gostar apesar de conhecê-la e saber seus defeitos, de suas limitações, de suas loucuras. E decidir ficar do lado dela ou dele, mesmo quando a coisa não estiver muito bonita. É aprender a aceitá-la ou aceitá-lo, cada pedacinho da pessoa, seu sorriso lindo, seus olhos, sua generosidade, mas também seus medos, seus fracassos.

Gostar apesar de... é pensar que a gente sempre pode aprender a amar de novo a mesma pessoa. Porque o amor é em parte sentimento, mas é também GRANDE parte ESCOLHA.

Gostar apesar de... é se enxergar no outro, porque você também tem defeitos, você também tem seus fantasmas, você também tem suas peripécias.

Gostar apesar de... é dar muito mais valor, ou dar o devido valor a esta palavra que ouvimos tanto, que usamos tanto e que ansiamos tanto, a esta palavra amor...

Nenhum comentário: