domingo, 11 de outubro de 2009

Entre Protagonista e Figurante


"As vezes parece que o mundo é tão pequeno". [Nathi]



Eu nunca tinha pensando assim, até aquele dia na casa da Nathi em que ela me disse essa frase Essa é uma daquelas frases que te faz pensar. Numa conversa sobre vários assuntos não é o mesmo impacto, não são as mesmas ideias, mas são a SOMA de várias ideias que se adequada a cada situação, isso também aprendi com a Nathi.

E se não fosse a Nathi, é provável que não houvesse essa postagem...ou talvez teria de outro jeito por outro meio, quem sabe!

A questão é que ela tem razão as vezes parece que o mundo é pequeno... Afinal o que é o mundo? O que você define por mundo? Eu vivo pensando nisso, há um mundo em que me fornece água, ar, entre outras coisas, um mundo muito grande que eu não conheço ao todo. Há um mundo no meu trabalho, outro na minha escola, na faculdade e ainda outro na minha casa. No primeiro mundo há muitas pessoas e pontos de interrogação no rosto delas. Quem são?! Nos outros já é mais tatiável. Há rostos com formas, há dois olhos, uma boca, um nariz e dois ouvidos. É fato que alguns parecem ter três olhos, uma língua enorme, quatro ouvidos, mas ainda assim são pessoas, não há nada de sobrenatural nisso. Existe também outro mundo, o meu mundo, o mundo das ideias, dos sentimentos, um mundo que existe dentro de mim, que parece maior do que todos, nem tudo é compreensivel dentro dele, nem tudo é tatiável.

Mas quando a Nathi disse a frase acima, ela estava querendo dizer com essa frase que é engraçado que com tantas pessoas no mundo, apenas algumas realmente fazem parte do nosso mundo. São apenas algumas partes do nosso inteiro. Como se o mundo fosse cheio de figurantes e apenas alguns portagonistas.

Há pessoas que apenas nos dizem Bom dia...e que nunca passamos disso, nunca chegamos ao como vai? Como foi seu dia? E outras, no entanto, que nos toma pela mão, toca nosso coração e fala com os olhos, se tornam partes importantes em nossas vidas, que nos sentimos no DIREITO, mas também no DEVER de ligar de vez em quando, ou fazer qualquer comunicação só para SABER...simplesmente saber.

Foram dias e dias pensando no que a Nathi me disse...dias e dias digerindo essas ideias que me caiu como uma luva, porque eu entendi também...que há figurantes que se tornam protagonistas, pessoas que antes não éramos capaz de enxergar, que eram invisivéis, iguais a todo mundo, mas que nos cativa e se torna um em meio a multidão, se tornam eternamente responsável por nós. Mas há também pessoas que são protagonistas e se tornam figurantes, pessoas que fizeram parte de nossas vidas em determinado momento, e que pensávamos que se fosse embora desabaria o nosso mundo, e nada mais teria sentido, que sem ela não poderíamos viver, mas quando ela se vai, descobrimos que tudo não passou de coisa de momento, talvez tenha sido um engano, talvez tenhamos sido enganadas a acreditar que aquela era verdade, quando não passava apenas de uma mentira sincera, pensávamos então que podemos viver sem ela apartir do momento que descobrimos que ela vive muito bem sem nós e então aos poucos, com muito esforço é verdade, aquele pessoa se torna figurante novamente. É claro que as lembranças boas sempre ficam, é verdade que quando as pessoas tocam nosso coração e marcam nossa vida, elas nunca vão só, elas deixam um pedaço delas que sempre sempre existirá em nós.

Mas somos humanos, nós estamos sucetiveis a esquecer...esquecer os nossos verdadeiros motivos, nossas motivações, por que eu me casei com ele? O que eu vim mesmo fazer aqui? Por que eu sou amiga dele? Isto é porque nossos sentimentos e relacionamentos precisam ser regados diariamente, não adianta apenas AMAR A FLOR, é preciso regá-la e cuidar diariamente dela. Não adianta apenas AMAR é preciso saber o que é o Amor... Somos pessoas com defeitos, não somos perfeitos, e tudo que sai de nós sai com alguns defeitos também..Mas isso é uma outra história, quem sabe na próxima....

Um comentário:

Nathi disse...

Obrigada por minha citação...Como diria a Becky Bloom "Ai diz de novo, nunca tinha ouvido niguém fazer uma citação minha!"

Amiga, você pegou esta!
É exatamente assim que as coisas funcionam!!

^^

Sabe, às vezes digo coisas que não penso no que pode fazer nas outras pessoas, ainda bem que desta vez foi muito bom, afinal eu não escreveria um post tão bom assim!

Beijão querida, saudades!!