quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quando 0 Que Você Acredita É Mentira

Quando a gente é criança costumamos ser encorajados a acreditar que existe Fantasia.
Como quando a gente perde um dente e nos contam uma história de que existe uma fada do dente que enquanto a gente dorme troca nosso dente por uma moeda.
Ou quando chega a Páscoa, que um coelhinho branco nos trás ovos de chocolate, ou quem sabe a maravilhosa data do Natal, onde um bom velhinho desce pela chaminé e coloca presentes na árvore, mas apenas se você for um bom menino.
Por muito tempo de nossas vidas nós acreditamos nessas histórias que nos contam, e ai daquele que nós disser que é mentira, choramos, ou negamos por muito tempo, defendendo aquilo que acreditamos com unhas e dentes.
Somos também encorajados a acreditar em príncipe encantado, que virá nos salvar em seu cavalo alado, e que existem bruxas más querendo impedir que nossos príncipes nos salvem, que temos que enfrentar dagrões para ficarmos juntos de quem amamos.
Todas essas crenças em algum momento de nossas vidas se parecem muito com a VERDADE. E como sempre defendemos aquilo que acreditamos com nossa própria vida, o que na verdade é o mais normal, afinal desde pequeninos colocaram essas crenças em nossos corações.
Acontece que essas crenças são sem fundamentos, e algum dia nós mesmos percebemos que elas não são reais, que não passavam de fantasias.
Por outro lado, existem outras crenças que a gente não pode provar, mas que de algum modo sentimos que são reais. Mesmo assim, as vezes nos vemos colocando em dúvida até mesmo aquilo que nós acreditamos, porque temos sede da verdade.
E se hoje alguém chegasse até você e dissesse que o que você acredita na verdade é mentira.

Primeira opção: Você defenderia sua "crença", porque você sabe que é verdade, porque foi lhe ensinado assim, e que mesmo que não tenha como se provar, você pode saber que é verdade, porque sente isso dentro de você, sua crença te dá paz. A gente não pode ver o Ar, mas sabe que ele existe porque você respira, você não vê o vento, mas sabe que ele existe porque você sente.

Segunda opção: Você ficaria abalado, porque você está enfrentando uma fase difícil de sua vida, e nossa fé costuma às vezes ter a ver com como estamos, o que não é muito bom, porque nos torna muito flexíveis. Poderia agir apenas com o silêncio ou dizer uma palavra ou outra, sem depositar muita confiança.

Terceira opção: Você ficaria pensativo, porque de repente o que você acredita tem uma coisa ou outra que não parece bem explicado, e os argumentos da outra pessoa parece ser bem mais convincentes e então talvez você ficaria desesperado ao imaginar que você acreditou por muito tempo em algo que não era verdade, como quando descobriu que papai noel não existe, e quem coloca a moeda debaixo do travesseiro é seu pai e sua mãe, isso te traria angustia e faria você perder o chão.


Se você escolheu a terceira opção, é bom refletir mesmo naquilo que acredita, mas não se angustie, a sede pela verdade nos aproxima dela e você ainda pode encontrar, se sua opção é a segunda, tome cuidado, nossa fé não deve estar ligada a nossas emoções mas se você escolheu a primeira, saiba que está ai o segredo, existem coisas que não se podem provar, mesmo no mundo como nosso cheio de milhares de teorias, mas se você acredita em algo e isso te transmite paz, então significa que está indo pro caminho certo. Se aquilo que você acredita, muda a sua vida, faz você escolher por coisas boas e saúdaveis, faz você se importar mais com as outras pessoas, ser mais compreensivél, faz você se injuriar com as injustiças, faz você querer ajudar as pessoas e faz com que você tenha a certeza que mesmo que um dia alguém dissesse que isso que você acredita é mentira, isso não te abalaria porque mesmo que essa pessoa tivesse razão, você sente que fez uma opção certa e várias outras opções certas e que portanto sua vida foi muito melhor vivida e se tivesse uma segunda chance de viver, escolheria o mesmo caminho.

Eu me sinto assim, se alguém me dissesse que o que eu acredito, ou seja, que Deus não existe, isso de modo nenhum me abalaria, porque eu sei que é verdade, eu posso sentir, e posso ver através de toda a natureza, posso ouvi-lo, e ainda que a pessoa tivesse razão, Deus me faz viver a vida de melhor forma, ele não fica me torturando, não tenho que ficar ajoelhada no milho ou me chicoteando, não tenho que ser perfeita e ficar me punindo por não acertar todas as vezes, ele me ama do jeito que sou, ele me aceita, eu merecendo ou não, e mais ele produz em mim bons sentimentos, me ensina a amar as pessoas, a ajudá-las a orar por elas, sendo ela pessoas próximas de mim ou não, porque na verdade todos somos próximos, Ele me ensina a honrar meus pais, obedecê-los, a procurar ser uma boa esposa, a ensinar meus filhos a andar no caminho bom. Ele só provoca em mim coisas boas, e ainda que venhamos problemas Ele me mostra que está comigo, que cuida de mim enquanto eu durmo, só tenho a agradecer a Ele e por isso nunca vou me arrepender disso, muito pelo contrário, isso faz nascer em mim a vontade de fazer o certo, ainda que seja difícil, me faz ficar triste com o errado, com o mal e com a injustiça, faz com que eu tenha desejos bons. Se você pode sentir essa paz com o que acredita então você pode me entender, se não sente, então pode passar a sentir, posso te apresentar o meu Deus... acredite o encontro com Ele é maravilhoso.

Nenhum comentário: