sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O melhor lugar é onde você está...




Então, o melhor lugar é aqui. Conversando com meu primo ele me disse a frase acima, eu gostei. Algumas pessoas vão dizer que o melhor lugar é lá, lá onde vai estar daqui uns 10 anos, e que o que ela precisa neste momento é construir, investir o máximo (às vezes sem descanso) para chegar lá com o máximo possível. Outras pessoas vão dizer que o melhor lugar era antes... Antes não era assim, não tinha tanta violência, não tinha isto ou aquilo, era mais seguro aquilo outro, ignorando as vezes que cada época tem os seus problemas, e que antes também tinha. O antes só parece mais bonito porque você está aqui,vivo e bem, embora tenha lutas.



Isto me fez lembrar a virada do ano, quando as pessoas fazem uma retrospectiva e novos planos e diz se o ano de 2011 foi bom ou foi péssimo, e que pretende construir no ano de 2012... Os dois tempos, passado e futuro. Ao contrário, na virada do ano, estava lá eu, parada quase uma estatua se não fosse a respiração, pensei no passado, pensei no futuro, mas me concentrei tanto no presente que meu coração ficou aquecido... Eu só pensava nas pessoas que estão ao meu redor neste presente, nas pessoas que admiro, nas pessoas que chamo de amigos, de família e só conseguia desejar tudo de melhor pra elas.



Outra frase linda do meu primo, que veio em seguida desta foi: Aprendi com meu pai. Olha que coisa fantástica poder dizer “Aprendi com meu pai”. “Aprendi com a minha mãe”. “Aprendi com você”. “Aprendi com fulano”. Ah! Se eu começasse a falar o tanto que aprendi com as pessoas, daria pano pra manga. Então disse a ele orgulhosa, eu aprendi com o meu pai a contar até 5 em francês, acrescentaria que aprendi a ler com a minha mãe. E tudo isto, simples ou não, faz uma tremenda diferença no meu universo particular.



É isso que deixo pra vocês agora... Que o melhor lugar é onde você está, então aproveite! Em meio às lutas ou tempestades, vamos vencer, vamos superar, vamos aprender. Sonhe, faça planos para o futuro, pense nele, não há mal nenhum nisto, mas não perca o brilho das estrelas por isto. Lembre, lembre do passado, sorria com uma lembrança agradável, se veja, se enxergue, se conheça, olha como você aprendeu, como acertou alguns pontos, como aprendeu com alguns erros, mas não fique por lá...Volte! Volte, pois, o melhor lugar é onde você está.





Abraços de uma pessoa nostálgica!

E agradecimentos ao meu querido primo Smailly s2

3 comentários:

Johnny Nogueira dos Santos disse...

Agora você chutou o pau da barraca!
Que texto maravilhoso!
Só posso dizer que você aprendeu muito esse ano que se passou, e que isto é explícito neste seu texto! Que suavidade! Que ritmo! Meus parabéns do fundo do coração e da alma!

Aprendi muito contigo esse ano Nazinha! Agradeço toda sua paciência em absorver o que tentei oferecer como ensinamento também!

Há um poema de Vicente de Carvalho que eu gosto muito que, se não me falha a memória, encontrei escrito à lápis em um livro antigo (é também sou um pouco nostálgico rsrs) que diz:

Felicidade

Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada:
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.

Vicente de Carvalho

Claro que se fosse em um sentido literal eu discordaria dele, sobre a afirmação "nunca pomos onde nós estamos", mas acho que ele usa o sentido de uma forma poética, questionadora e acho que é fato, na maioria das vezes não aproveitamos o momento, por estarmos apegados à ansiedade pelo futuro, ou à imagem que fantasiamos de um passado determinado.

Por isso em 2012 que todos possamos "Carpir o Dim", ou fora da linguagem mineira que eu gosto de brincar, "Carpe Diem", aproveitem o momento! Sem apego! Sem ilusão! Com o coração livre e puro como o de uma criança!

Ah você tem que ver o filme "Meia Noite Em Paris" do Woody Allen, coloca em pauta essa atração pelo passado que temos.

Grande abraço amiga! Saudade!

Henrique Gois disse...

Lindo texto Ná

É incrível como as pessoas são niilistas, como deixam o presente de lado.

Vc começou o ano bem no blog hein.

bjão

Nathi disse...

Eu aprendi com você como fazer blog.

É verdade, quando comecei só você me serviu de exemplo. Ah, e você me lia, como ainda faz, por algum milagre, afinal, eu nunca mudo as ideias e é sempre muito monótono.

Diria que também sou nostálgica, tive muitas vidas anteriores [incompletas - se você me entende!] e muitas pessoas e lugares para lembrar e relembrar.

Mas estou feliz aqui, isso é certo.
Mesmo convivendo com o fato de que aqui não tem praia, triste!

A gente supera, amanhã, quem sabe?!

^^

beijos mil e eu sei que 2012 vai ser melhor que ano passado, afinal é o que temos, não é mesmo?