terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A peculiaridade da vida

A vida é mesmo cheia de coisas surpreendentes... 

Um instante de alegria, de sonhos, de planos, um aviso, um recado, a morte, um sorriso, um gesto simples, uma frase de conforto, um abraço forte, uma remoção de montanha, aprender a lidar com o fim, sem necessariamente ser o fim, se descobrir, se redescobrir. Reconhecer-se, moldar-se, aprender sobre o que realmente importa, aprender a olhar com outros olhos, olhos mais profundos. Se reinventar. Encarar a dificuldade de outro jeito, ser participativo e não passivo quando precisa ser, ser passivo, ter paz quando ninguém entende como você consegue ter, encarar tudo como uma imensa benção.

Nasci com uma sensibilidade aguçada, digo, acredito que todos sejamos seres sensíveis, e que talvez a sensibilidade seja apenas algo que se desenvolve. Alguns não ligam de desenvolvê-la com exatidão, outros temem parecer frágeis demais por se mostrarem sensíveis. Mas no fundo, somos todos feitos do mesmo material: carne, osso e pele. E somos arrebatados por sentimentos de comoções com histórias surpreendentes que ocorrem ao nosso redor, as vezes tão próximo. E somos convidados a aprender com aquelas pessoas que tinham razões para chorar, mas escolheram fazer um caminho diferente, que podem até ter medo, mas que aprenderam a sorrir na desventura. Elas nos dão um baile, uma lição de vida, nós sofremos junto, sofremos até mais em determinados momentos, porque não aprendemos a ver a boa ventura por trás daquele momento.

Nessa dança da vida, que cada um dança de um jeito, nos encontramos uns com os outros e com a gente mesmo. Aprendemos a sentir dor e gritar AI! quando dói, a chorar, mas também a sacudir a poeira, levantar e seguir adiante. Aprendemos a não nos acomodar com frases: "Eu não consigo!", "Eu não aguento mais", "A vida é assim mesmo! As coisas são assim! Eu sou assim mesmo!".

E é assim, vivendo e aprendendo. E aproveitando todas as oportunidades de aprender... Aprendendo com nossos próprios erros e vacilos, mas aprendendo também com os outros, aprendendo com o que é imprevisível e aprendendo a prever.

"Um tropeço ensina mais do que o sucesso..." (Leoni)


Um comentário:

Henrique Gois disse...

Belo!!!

É caminhando que se chaga aos lugares.

Esses dias vi no facebook algo interessante, dizia que se a pessoa quer se livrar de pagar micos e se frustrar deve se manter na própria cama a vida toda e não sair de lá, por que só assim, sem arriscar que não errará.