quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Abri os Olhos não consigo mais Fechar

Quando a Sandy, famosissima, cantora, filha de Chitãozinho, lançou a música: "Abri os olhos", eu não sei ao certo o que ela queria dizer. Leio e releio a letra, e vejo uma complexidade, mas tudo parece estar associado a Existência, ao ser....
Hoje quando eu estava indo trabalhar, olhei pela janela, e lá estava, uma criança jogada na sarjeta, próximo ao ponto de ônibus razoavelmente cheio. Me doeu, no momento exato...E reparei que ninguém parecia vê-la. A mulher, talvez mãe de dois filhos, estava lá, mas parecia não vê-la. Aquilo me angustiou...Eu pensei! Poxa! Como as pessoas não estão vendo?! Como conseguem não ver?!...É uma criança! Uma criança!!! Claro, não estou pedindo para pegar a criança nos braços e levá-la pra casa, porque sei que não dá. Bem, por que não? Medo de assalto, de morte? Ou não querer esse peso nas costas? Enfim... Aí naquele mesmo momento que parece ter sido paralisado...Eu pensei... E se eu fosse a mulher "cega" ao lado daquela criança...será que eu agiria diferente dela? Mordi os lábios... abaixei a minha cabeça, e fiquei mais triste ainda, por sentir que eu seria exatamente igual, por mais que a situação me incomodasse, me doesse...e dói... eu não saberia o que fazer... Que amargo isso!
Por isso eu queria que as pessoas abrissem mais os olhos e dissessem que não conseguem mais fechar os olhos para miséria, para pobreza, pra doença, para às drogas que destroem vidas, para violência e que fizessem algo pra mudar isso.... E não fossemos Inativos... É isso, é o meu desejo de hoje. Temos visto a vida passar passivamente....enquanto trágedias e catastrofes acontecem. Culpa de quem? Nossa. Temos destruído o mundo que habitamos. Cabe a nós pensar em como podemos concertar, isso pode levar anos...

Nenhum comentário: