quarta-feira, 30 de junho de 2010

EFEITO COLATERAL

Há muito tempo atrás... Conversa de quem não grava datas, anos e dias. houve um estudo chamado EPICURISMO, a primeira vez que ouvi esse nome me assustei... ponto de interrogação... O que é isso?... Faz tempo já, foi no segundo ou no terceiro semestre, com um professor chamado Zeca Soares, mas minha mente insistia em confundi-lo com o cantor Zeca Baleiro, semelhança do nome. Saudade do Zeca, ele era gentil, pelo menos quando não mexiam com ele, ele me deu também uma matéria chamada "Organização Política do Brasil", antes do EPICURO. E eu nunca pensei que iria gostar dessa matéria, mas eu gostei..."O homem é um animal político"... A história dos Coronéis no Brasil. É bacana ver que algumas coisas permanecem vivas na minha memória, apesar de eu não lembrar de nenhuma forma, datas, anos e dias, mas o que é o TEMPO? O Zeca dava prova com duas questões apenas, pra matar, se você soubesse, bem...se não soubesse puts! A coisa tá feia rsrsrs
Voltando... O Epicurismo se deu por um grupo de filósofos, amigo do saber, livre-pensadores, que se reuniam num jardim, intitulado, jardim dos prazeres, pois a teoria defendia justamente esse SABER, que a vida é para se viver com prazer.... Oba! Então vamos parar de fazer aquelas coisas chatas, vamos fazer uma roda em volta da fogueira, tocar violão e cantar noites e noites...ou então vamos alugar um monte de filme, sentar na frente da T.V e assistir um atrás do outro, bem essa é a minha concepção de prazer, e aí entramos no primeiro ponto, aquilo que consideramos prazer nem sempre é o que o outro considera, somos seres iguais e diferentes, temos visões divergentes sobre o mesmo ponto, existem prazeres nocivos, o que diríamos pois dos masoquistas, dos sanguinários, por isso, Epicuro não pára no PRAZER, seu estudo vai além disso.
Naquela época como até hoje existe, de forma diferente, sempre existiu pessoas que pensavam além. Existem pessoas que olham para as estrelas e dizem...aquilo é uma estrela, ponto, e outros que dirão aquilo é um corpo celeste luminoso formado de plasma, portanto, o grupo de Epicuro eram considerados esses, os que enxergavam além, que questionavam, que faziam teorias, que estudavam coisas das quais as pessoas simplesmente aceitavam sem questionar, ele tem teoria sobre a morte também, mas sobre isso não gosto de falar, ainda não estou pronta. Mas Epicuro não parou apenas na parte BOA do negócio, veio aí então uma pequena OBSERVAÇÃO sobre o seu pensamento, tão importante ou até mais que o primeiro, ele diz: Mas espera aí, tem uma outra coisa em relação ao PRAZER, é importante que as pessoas saibam que para todas as coisas existem um EFEITO COLATERAL. Posso me acabar de comer chocolate, se isso é o que me dá prazer, mas é certo que depois terei uma baita dor de barriga, diríamos até mais, não estranharia se tivesse auto índice de glicose ou fosse uma das vitimas da obesidade, há vários efeitos.
A teoria do efeito colateral, veio como balança para as nossas vidas, sabemos que tudo podemos fazer...TUDO... mas nem tudo convém, nem tudo que é permitido faz bem. É necessário que reflitamos sempre sobre nossas atitudes e escolhas, para cada ação uma reação... A vida é boa, mas não é só OBA OBA...cuidado!

Nenhum comentário: