terça-feira, 22 de junho de 2010

Sobre NOMES

*Aniversário da pequena Thayná =) * ( Eu sei Mimi que é o asterisco é só para ação...mas fica bonitinho *___* )


Eu estava lendo um livro chamado "Pão Diário" e encontrei algo interessante sobre nomes, assunto que eu já estava pensando durante esses dias, mas foi ele que me fez escrever as minhas singelas anotações. Mas antes, uma curta apresentação: Este livro contem pequenas mensagens diárias, que para mim significa a mesma coisa que "Aquilo que você precisa". Todos precisamos de alimento, alguns tem mais, outros menos condições de se alimentarem bem e ainda outros nem condições tem. Nem por isso alimentar-se é algo dispensável, no entanto "nem só de pão viverá o homem" (bíblia), precisamos mais do que comida, como diz Renato Russo "Eu preciso de oxigênio, preciso ter amigos, preciso de dinheiro, preciso de carinho" e Titãs "A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte" e tantas outras são as nossas necessidades.


Estes são nomes que marcaram a época do rock popular brasileiro, quem nunca ouviu falar de Legião Urbana? Quem nunca cantou essa tão conhecida música? Ainda que tenha sido em aulas de sociologia, antropologia ou cultura brasileira, alguns nomes marcam e ultrapassam os anos e continuam marcando gerações e gerações. São só nomes? Não! São marcas. Alexandre, O GRANDE, brigou certa vez com um de seus soldados, que por "conhecidência" tinha o mesmo nome que ele, sua bronca foi rápida e direta: "Ou você muda de atitude, ou você muda de nome!".

Quando você escuta a palavra "Sorriso" no que pensa? "Colgate", "Ana Maria", "Corsa", "Sainha". Todas esses nomes podem ter efeitos diferentes nas pessoas. Por exemplo na hora que ouviu sorriso alguns podem ter pensado no ato de sorrir e ao ouvir colgate ter se lembrado que sorriso também é uma marca de pasta de dente, para alguns Ana Maria pode ser a vizinha, a amiga, aquela mina linda do quarteirão de baixo, outros podem pensar naqueles bolinhos com recheio dentro, corsa pode ser o carro ou o animal, sainha pode ser aquele passe humilhante no futebol ou uma saia bem pequenininha.

Qual é o efeito do seu nome nas pessoas? Como será que seu nome é reconhecido? Como reagem ao ouvir seu nome? "Ah! Aquele Pedro!", com aquele tom de reprovação, ou "Ah sim! Claro! A Clarice aquela doce de menina!", que sensação e pensamentos seu nome causam nas outras pessoas? Você tem zelado pelo seu nome? Querendo ou não, me chamo Nayelen, nome diferente, esquisito, sei lá, eu prefiro Ná, mas é o meu nome, eu não o escolhi, mas também não o mudaria, já pensou que confusão seria, se eu passasse a ser chamada de Josefina, até se acostumarem, ia ser uma loucura, nem eu iria me acostumar rápido. "Oh Josefina!..Josefina!...Josefinaaaaa!"... "Ah! Oi! Está falando comigo?!" Oo. É diferente, é sim, mas é o meu nome, e zelo por ele. Nossos nomes é a nossa identificação, sem nome falta algo, é nosso cartão de visita, somos reconhecidos pelos nossos nomes que são associados as nossas caractéristicas.

Perguntei para um amigo, o que achou do jogo do Brasil x Costa do Marfim, achei interessante sua obejetividade, conseguiu definir com apenas uma palavra, ele disse: "Luís Fabuloso" rs, e claro que isso significa mais do que duas palavras. Temos que zelar pelo nosso nome, talvez ele não seja tão reconhecido como o nome Albert Einstein, o famoso cientista alemão que desenvolveu a teoria da relatividade, Machado de Assis, grande literário, famoso escritor de Memórias Postúmas de Brás Cubas e Dom Casmurro, Leonardo da Vinci, o primeiro a fazer esboços de maquinas voadoras como o Helicopetéro , ou como Fernando Pessoa um dos maiores poetas da língua portuguesa, escritor de Autopsicográfia " O poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deverás sente" ou mesmo como Isaac Newton um dos maiores contribuidores para a teoria da gravidade.

Não importa se seu nome será ou não tão reconhecido como estes citados acima, mas todos nós estamos neste mundo para colaborar e marcar de algum jeito, qual será a nossa pegada na terra? Alguém lembrará do seu nome e de alguma coisa que você fez...

Seu nome chega antes de você...ou seja...sua reputação chega antes. Será que podemos ter orgulho de quem somos?

Eu tenho! Espero que vocês possam dizer o mesmo.

Apenas algumas ponderações.



Um Bom dia, uma boa tarde e boa noite! ^^

Nenhum comentário: