quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vivendo e aprendendo


Ela é mais uma mera mortal na minha história comum. É claro que ela poderia ser ele, se assim você quisesse, na verdade o gênero tanto faz nessa história. Ela sou eu, ela pode ser você, ela pode ser até ele. Mas vamos parar de enrolar, dela nada vamos conhecer, seu nome, sua idade, sua cor, nada! Com ela vamos apenas aprender, pegue seu livro e caminhe cantando e sorrindo como alguém com muita vontade de aprender e se nada aprender, não se frustre, há sempre outras lições que se pode tirar, por hora, uma lição de cada vez, afinal "ninguém é pequeno demais ao ponto de não ter nada a ensinar, nem grande demais ao ponto de não ter nada a aprender." e vice versa.


Aconteceu assim...




Ela tinha acabado de ganhar um óculos novo e como todo mundo sabe ou aprende um dia, óculos existem para ajudar a enxergar melhor. Era como uma nova descoberta, um brinquedo novo, e você já viu né? Como ficam as crianças quando ganham um brinquedo novo, brincam brincam até enjoar e não querer mais. Ela passou a enxergar as coisas minuciosamente, como se cada detalhe fosse importante. Ela se tornou uma observadora da vida e da morte, já que as duas caminham juntas e não existem uma sem a outra.


Como todo aprendizado nem sempre tem uma ordem, não posso citar do mais importante, já que nem sei o que seria o mais importante, até porque nem sempre se aprende a andar antes de falar, ainda que normalmente o andar venha primeiro do que palavras concretas, mesmo assim, isso não significa que andar ou falar sejam mais importantes um que o outro, são apenas aprendizagens, e todo tipo de aprendizagem é importante.


Para ela, era tudo novo, e coisas novas provocam na gente um certo encanto e um olhar de fascinação, não poderia ser diferente, e então começou...


Sua primeira observação foram dois insetos, as formigas que vivem até 3 anos, e as abelhas que vivem não mais de um mês e meio, mesmo assim sabem viver juntas, e trabalham em equipe cada um com sua função, ainda que a abelha rainha viva 25 anos, o que é esse tempo? Em pouco tempo de vida, as abelhas fazem mel, geleia, cera, propólis e pólen e as formigas controem um formigueiro, trazem comida, fazem túneis de forma tão organizada que são um exemplo de vida em sociedade, ambos possuem uma rainha que é reprodutora, incrivelmente todas vem da mesma mãe e ganham suas respectivas funções dentro do sistema.


Ela então pensou: Incrível como em tão pouco tempo de vida eles saibam tanto mais que a gente, o ser humano vive muito, é ao invez de evoluir cada dia mais tem se tornado bichos. Bichos? Não, desculpe-me bichinhos, vocês são mais esperto que as pessoas, vocês respeitam o trabalho do outro e vê como cada um tem sua importância, vocês sabem que para sobreviver precisam de estar juntos. Já o ser humano passa por cima dentro do ônibus, não está nem ai pra quem vai sair do metro, joga lixo no chão, rouba o que é dos outros. Ai de nós meros mortais!!! Vivemos tanto tempo mas o que aprendemos...e o que ensinamos? Ensinamos o mesmo comportamento egoísta e individualista para os pequeninos, para que eles cresçam e nos superam.


O desejo dela...o meu desejo...e quem sabe até mesmo o seu desejo, é que possamos observar os bons exemplos e não apenas ler sobre eles, ou escrever somente, mas copiar, viver, tomar para si, bons exemplos existem, mas as crianças seguem os maus exemplos, e esses caro leitor...se alastram como praga. Não se esqueçam que "viver é mais que escrever coisas lindas no caderno".

Por hoje é só.

2 comentários:

Nathi disse...

É Ná, você anda demais!
Isso que dá usar a cabeça...filosofia crítica sobre o "ser superior" da criação e sua maior perdição: O Homem!

Unknown disse...

muito legal, trate de guardar estes textos bem guardados para a posteridade !