quinta-feira, 19 de junho de 2008

Só sei que Nada Sei

Síntese: (Mito da Caverna)

O que é a verdade?
A verdade às vezes parece ser diferente pra cada um.
Verdade é aquilo que minha mãe me disse.
Verdade é aquilo que meu Pai me disse.
Como crianças que acreditam em papai-noel, coelho da Páscoa e fada do dente.
Os seres humanos só conseguem ver aquilo que está na sua frente.
Aquilo é o que nós consideramos verdade.
Como se tivesse uma "tapa" fazendo com que olhássemos apenas para frente.
Acredito que o Mito da Caverna reflete exatamente isso.
Somos todos escravos de nossas ideias, de nossas próprias verdades.
E cegos, pois não conseguimos enxergar o que há além daquela parede cheia de sombras.
Mas se nós pudermos virar nossos rostos um pouco, poderemos enxergar que a verdade que nós conhecemos pode não ser a única coisa que existe.
Então passaremos a enxergar o mundo melhor.
Entretanto a primeira sensação que teremos ao enxergar um mundo além do nosso, é um certo afastamento.
Pelo simples fato de que vivíamos no escuro com apenas uma pequena luz, só conhecíamos o escuro e essa era a nossa verdade.
Isso tratando de todos os assuntos.
O fato de podermos e desejar enxergar.
De colocarmos em questionamento aquilo que nos parece verdade.
Nós conseguimos abrir nosso leque e nos aproximamos mais de uma verdade.
O primeiro passo pra isso é querer se libertar e reconhecer que somos escravos.


Essa foi a minha primeira atividade de Filosofia, eu fiquei contente em escrever tudo isso ^^
Ganhei uma boa nota =D


É como uma pessoa com problemas de visão que enxerga embaçado e ao ganhar seus Ocúlos passa a ver as coisas como realmente são. O mundo muda de cor apartir do momento que adquirimos conhecimento. Conhecimento abre os olhos, os ouvidos, abre a cabeça.

Nenhum comentário: