terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Sujeito e oObjeto

Ah, como gosto de degustar os pensamentos de outros que não são os meus, mas que se encaixam tão perfeitamente como se fossem. Quem me dera a capacidade de colocar em algumas linhas tão bem colocado, pensamentos bem ajustados, conjugados e definidos que permitisse ao leitor que me lesse em algumas linhas e sentisse a mesma sensação ternua, acolhedora de identificação como sinto ao ouvir grandes pensadores, como Arnaldo Jabor, (embora não concorde com ele em tudo), ou um cara não tão conhecido por todos, mas por apenas alguns, como Lincoln Fernandes, ou as ideias de um cara que não está mais entre nós há muito tempo, como Sócrates. Irrefutávelmente, de longe sou como esses caras,(nem cara eu sou rs), nem os meus pensamentos mais bem elaborados alcançam a teoria deles. Sou um pouco movida pela emoção, isso me atrapalha um pouco, mas em todo caso, posso ainda degustar dos pensamentos alheios e sentir que um terço deles também é meu, ainda que seja menos que isso e partir do pressuposto de que somos a junção de pensamentos, intertextos, costumes e etc.
No entanto, depois de ler um artigo do Arnaldo Jabor no estadão:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100824/not_imp599311,0.php

Tive o ímpeto de colocar no meu humilde recinto (meu blog desorganizado)rs, o que penso sobre o assunto em questão.
É fato! Que as novas tecnologias, a Internet e suas possibilidades, permitiu uma mudança ao mesmo tempo extraordinária e preocupante. E como já diz o título, o sujeito e objeto estão cada vez mais unidos, e portanto, cada vez mais difícil desassociar um do outro, já não se sabe qual é qual, pois o homem já não vive mais sem a tecnologia, também, que pedido incábivel! Já pensou vivermos sem luz? Uma tecnologia tão comum no nosso dia, que male male lembramos que houve um tempo em que as coisas não eram bem assim. Microondas?! Bem, ninguém sabia o que era isso, muito menos fogão eletrico, bah! Isso nem se quer existia! Mas as pessoas viviam, e não viviam mal. É certo que a tecnologia trouxe conforto, e conforto é bom, não acham? É legal poder ligar a TV e ver o que está acontecendo no mundo, você sabe o que se passa até mesmo na "Conchichina" e isso te faz sentir mais próximo, é legal ligar o computador e ver, ouvir e conversar com uma pessoa que está em outra cidade, estado até país. É um mundo de acessibilidade, tudo que era difícil e mais devagar, como a comunicação, hoje expandiu e tem crescido a milhão, cada vez mais. Que bom!
Hoje em dia raramente você encontra alguém que não faça parte de uma ou mais dessas redes sociais: YouTube, orkut, twitter, face boock, hi 5, blog, foto blog, entre outros, prova disso, aqui estou eu, em um blog, denominado diário online, mas mais do que isso...Um instrumento de muita aprendizagem e poder, onde aquele que é formador de opinião se saí bem, aquele que não é, tem a oportunidade de aprender a ser... Porque é o que o mundo pede, é o que o Google pede, e você vai negar a ele? Quase como uma ONDA gigante e alguns ainda se seguram, é extremamente difícil não ceder para um ou mais dessas novas tecnologias, até porque, elas não são do mal, nenhum monstro querendo nos matar....Embora ela nos modifique, também podemos modificá-la, é um espaço sem fim, sem limitações, cheio de oportunidades, damos um grande passo para a democracia, alcançamos mais pessoas, povos, raças e línguas diferentes, isso com apenas um instrumento, mas é verdade, também andamos pra trás em conceitos antes mais bem estruturados, como relacionamentos, amizade, profundidade, relevância... Eu honestamente não sei como reagir a tudo isso, tento me ver com um pé dentro e outro fora, pra que de fora seja permitido que eu veja, critique, analise e decida, mas a onda é muito forte mesmo e nosso instinto de SOCIEDADE não nos permite ficar sozinhos só, a não ser que seja sozinho com uma grande multidão.Apenas isso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nahzinha!!
=D
Sou fiel defensor da tecnologia!
Sou quase um tecnologo, logo tenho que defender o meu pseudo ganha pão! =D
Acredito que a tecnologia distancia um pouco o que esta perto, mas é questão de trazer o perto pra tecnologia oras, brinks...
Isso é uma coisa critica, e iminente... Não há modo de se parar isso... Regredir não está nos planos da sociedade!
Queria prever o futuro, pra poder saber... Como isso será solucionado.. Ou não...
-----------------------------------
Mas há coisas muitos boas na tecnologia! E vc escolhe o que fazer... Vc pode fazer algo bom para todos e pro mundo, ou pode ser um troll e pregar a destruição e a guerra... Tudo isso há um clique de você... E você decide! ;D

PS: Facebook é assim! =D

s2...Ná...s2 disse...

Nahzinha *_______*

É Viny, você tem razão, somos nós que decidimos como usamos os instrumentos colocados em nossas mãos. Por isso que vejo a tecnologia em partes como coisa boa, mas me preocupo com o que estamos deixando pra trás e quais são as consequências dessas perdas, hoje, "quase insgnificante", invisivéis, sei lá! Porque as pessoas fecham os olhos para algumas coisas, julgadas "desnecessárias", mas tudo que a gente planta a gente colhe no futuro...Espero que sejam mais frutos bons do que ruins, mas sei que sempre existirão os dois, e penso sim qual será o TAMANHO da perda da próxima geração. Tento não pensar só no meu umbigo...porque querendo ou não, a nossa atitude e ações individuais, por mais que não pareçam, sempre afeta uma ou mais de uma pessoa de fora. Assim como aquele papel que você jogou no chão, pra você foi uma ação insginificante, nem fez coceira, nem fez você ficar acordado, pensando, na cabiceira, mas aquele miséro papel, no chão, pode ter custado uma vida, de uma criança, de uma mulher, a gente nunca sabe. Por isso me preocupo!